quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Benefícios dos temperos na alimentação



Alho e cebola para refogar e azeite por cima de tudo para dar um gostinho. Quem não adora um bom tempero nas refeições? Para os fãs de comida temperada, a notícia é boa: além de aprimorar o gosto dos alimentos, os condimentos são ricos em substâncias nutritivas excelentes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Uma das principais vantagens é o fato de os temperos serem ricos em substâncias antioxidantes, aquelas que combatem os radicais livres, impedindo a oxidação das células e, com isso, prevenindo contra o envelhecimento precoce. É o caso da cebola e do alho, que ainda auxilia na melhora da circulação sanguínea e na digestão. O potencial digestivo, aliás, também é característica de vários outros temperos, como a hortelã, o alecrim e o orégano, que também atua como diurético, e a canela, importante, ainda, no controle do açúcar no sangue.

Todos esses benefícios, no entanto, só valem se os temperos forem naturais. Condimentos comprados prontos, como aqueles pozinhos para temperar carnes, por exemplo, são ricos em sódio e gordura e, por isso, devem ser evitados. Já os temperos naturais podem, e devem, ser utilizados à vontade, tanto para temperar carnes em geral quanto para dar aquele gostinho especial ao arroz e outros acompanhamentos.

Na lista abaixo, enumeramos os benefícios de alguns condimentos:

Cebola - É antioxidante e digestiva, além de antimicrobiana e estimulante cardiovascular.

Alho - Melhora a circulação sanguínea, purifica o sangue e previne alguns tipos de câncer, principalmente o de estômago. Auxilia no sistema imunológico e possui atividade antibacteriana, antiviral e antifúngica.

Alho-poró - Estimula o apetite e é digestivo e anticéptico.

Coentro -
Antioxidante e digestivo, também auxilia no tratamento da ansiedade.

Salsa - É digestiva, diurética e melhora o funcionamento do fígado e do baço.

Cebolinha verde - É estimulante do apetite, além de auxiliar a digestão. Ajuda no combate à gripe e às doenças das vias respiratórias.

Pimentão -
Os pimentões de cores fortes possuem alto teor de bioflavonoides e ácidos fenólicos, que previnem o câncer. Para algumas pessoas, porém, o pimentão verde é indigesto.

Orégano - É antibacteriano, antibiótico, analgésico, antifúngico e sedativo. Auxilia no tratamento de gripes e resfriados e no tratamento e controle de micoses e problemas fúngicos.

Curry - Feito com até 65 tipos de especiarias diferentes, é estimulante do sistema imunológico, antiinflamatório e digestivo.

Noz moscada -
É digestiva, antimicrobiana e afrodisíaca.

Alecrim - É estimulante, ativador da circulação sanguínea, antidepressivo e anticéptico.

Manjericão -
É digestivo, anticéptico, antiinflamatório e ajuda no combate de infecções do trato respiratório.

Açafrão -
Digestivo, antiinflamatório e laxante suave, possui ainda propriedades antineoplásicas, isto é, protege do câncer.

Azeitona - Rica em polifenóis, poderosos antioxidantes que protegem o organismo contra os radicais livres. Cerca de 25% de sua composição é azeite de oliva, que, como todos os óleos vegetais, não contém colesterol e é rico em ácidos graxos insaturados, benéficos para aumentar os níveis do "colesterol bom" (HDL). Embora muita gente não consuma azeitona acreditando engordar, suas gorduras são extremamente saudáveis e ela é pouco calórica.

Gengibre - Ajuda a tratar enjôos, combate infecções, previne doenças cardiovasculares e auxilia no emagrecimento. O gengibre em pequenas quantidades pode auxiliar a melhorar a produção de enzimas digestivas e reduzir a produção de gases intestinais.

Gergelim – É laxativo e auxilia no controle do colesterol, aumentando o “bom” colestrol HDL e diminuindo o “ruim”, além de ser rico em cálcio, ajudando a prevenir a osteoporose. Possui determinadas substâncias relacionadas hoje ao melhor controle da glicose.

Erva doce -
Também conhecida como funcho, é digestiva e indicada em casos de flatulência, cólica e gases, atuando também no sistema respiratório ao suavizar tosses e catarros.

Tomilho -
Digestivo, anticéptico, cicatrizante e vermífugo.

Canela -
Antiinflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.

Dendê -
Contém proporções iguais de ácidos graxos saturados e não saturados. É uma fonte natural de vitamina E, tecoferóis e tecotrienóis, que atuam como antioxidantes. É rico também em betacaroteno, fonte importante de vitamina A.

Hortelã -
Auxilia na produção de enzimas digestivas e nas infecções do trato respiratório, além de ser anestésica.

Louro -
Digestivo, expectorante e ajuda a melhorar problemas no fígado e estômago. Quando adicionada ao feijão, ajuda a reduzir a formação de gases.

Baunilha - Utilizada em afecções nervosas, como ansiedade e insônia, também favorece a digestão e é afrodisíaca.

Cominho -
É diurético e auxilia no tratamento de flatulência (gases).

Limão -
Depurativo por excelência, é muito eficaz na desintoxicação do organismo. Auxilia no tratamento de gripes, amigdalites e pode ser utilizado nas infecções em geral.

Páprica - Por ser da mesma família da pimenta, é antiinflamatória (sendo eficaz contra a gastrite), digestiva e estimula a circulação sanguínea.

Pimentas -
São digestivas, pois aumentam a produção de suco gástrico. Além disso, têm propriedades antiinflamatórias e aceleram o metabolismo, o que auxilia no processo de emagrecimento.

Vinagre -
Os vinagres em geral têm propriedades digestivas. O vinagre de maçã, em particular, ajuda na redução do colesterol, promove uma boa circulação sanguínea, melhora o metabolismo, facilita a digestão e contribui para a manutenção de uma pele saudável. É o que possui o ph mais satisfatório, ajudando a manter o organismo em equilíbrio.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Olá!

Sou Patricia Davidson Haiat, diretora da Clínica Patricia Davidson Haiat de Nutrição Funcional, em Ipanema, no Rio de Janeiro. Criamos este blog para oferecer mais informações a respeito da Nutrição Funcional e esclarecer as suas dúvidas sobre assuntos que envolvam a nutrição saudável, em busca de qualidade de vida e saúde.

Você sabe o que é a Nutrição Funcional? Vou explicar:

Nosso organismo é formado por milhões de células com necessidades específicas de nutrientes em doses variáveis, de acordo com as características genéticas de cada um. Por isso, em vez de apenas prescrever dietas de alimentos considerados saudáveis, a Nutrição Funcional identifica os sintomas e características individuais do paciente e os relaciona a situações de carência ou excesso de nutrientes.

Essa identificação é feita com base em estudos e estratégias modernas, o que torna possível saber quais são os alimentos que funcionam para cada um e os que podem provocar doenças.

Com esse conhecimento aprofundado das particularidades bioquímicas, os nutricionistas funcionais criam planos alimentares exclusivos, que permitem a correção de distúrbios alimentares, a prevenção de algumas enfermidades, a perda de peso de forma saudável e, acima de tudo, o aumento do bem-estar geral e da qualidade de vida dos pacientes.

Seus comentários, dúvidas e perguntas são muito bem-vindas e serão respondidas sempre que possível.

Clínica Patricia Davidson Haiat de Nutrição Funcional

www.patriciadavidson.com.br