terça-feira, 24 de novembro de 2009

A relação entre alergia alimentar e celulite





Motivo de grande preocupação e grandes inimigas das mulheres, as celulites são causadas por diversas razões, como vida sedentária, falta de hidratação, retenção de líquido e alterações hormonais, entre outras. Mas até mesmo quem leva uma vida saudável, faz exercícios regularmente e se alimenta bem, está sujeito aos indesejáveis furinhos. Você sabe o porquê?

Acontece que a celulite pode ser causada por uma alergia alimentar, ou seja, algo que você não sabe o que é, mas que está no seu cardápio, desencadeia o surgimento das terríveis ondulações. O primeiro passo para solucionar o problema, então, é procurar um nutricionista funcional, que fará exames para identificar qual item alimentar é o responsável pela inflamação. Quase sempre são alimentos ricos em proteína, por serem de difícil digestão e, por isso, passíveis de serem encarados como agressores pelo organismo. A alergia, então, é fruto da tentativa do organismo se defender de alguma forma.

Essa irritação do corpo aos poucos vai inflamando as células, que começam a não exercer bem suas funções, comprometendo o sistema linfático, a corrente sanguínea e os tecidos que sustentam a pele. Como resultado, a gordura localizada forma as celulites. E este é somente um dos tipos de alergia alimentar, pois existe também a alergia de repetição, que pode ser causada por qualquer comida. Nesse caso, depois que recebemos o mesmo elemento por muito tempo, o organismo acaba se “cansando” dele e reagindo de alguma forma. Isso se manifesta quando algo já não vai bem - estresse, fumo, poluição e insônia podem ser algumas das causas.

Os principais alimentos considerados agressores, ou seja, que provocam alergias, são as massas, os doces, os refrigerantes, os biscoitos recheados e as carnes vermelhas, além de frituras e margarinas com gordura trans. Já os que ajudam a fortalecer as células e os tecidos, evitando as celulites, são o azeite de oliva, o chá verde, o abacate, a couve e as frutas oleaginosas, como as castanhas e nozes, entre outros. Mas não se esqueça: sempre na quantidade certa. O verão está chegando, e uma alimentação correta é fundamental para quem quer fazer bonito de biquíni por aí.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Coluna "Comer Bem", da Women´s Health de Novembro

Na coluna "Comer Bem", da Women´s Health de novembro, respondo dúvidas de leitoras sobre o consumo de refrigerante e a dificuldade de emagrecer mesmo pulando algumas refeições. São dúvidas bem comuns no consultório, vale dar uma lida!

Quem não comprou a revista, pode conferir aqui.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cuidados no consumo do leite




Consumido em grande quantidade mundo afora, o leite é considerado uma importante fonte de cálcio, e muita gente acredita, ainda, que ele ajuda em diversos processos do organismo e no tratamento de problemas como gastrite, azia e osteoporose. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que a bebida, apesar de muito recomendada, não é essencial na alimentação.

Pra começar, o leite possui, sim, uma grande quantidade de cálcio em sua composição, mas não possui magnésio. A manutenção dos ossos depende justamente do equilíbrio desses dois nutrientes. Além disso, os produtos lácteos são ricos em proteínas de difícil digestão, que levam à acidificação do sangue, estimulando a perda de cálcio pela urina, e podem gerar distúrbios orgânicos, como gastrite, enxaqueca e diarreia. Isso sem falar no fato de que o consumo de leite também está relacionado ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer, já que a bebida possui um fator de crescimento que ajuda a desenvolver tanto as células boas quanto as ruins. E como se não bastasse, sua ingestão estimula a liberação de insulina, hormônio que, quando produzido em excesso, pode favorecer, entre outros problemas, a diabetes, obesidade e ganho de gordura abdominal.

Por essas razões, o ideal é que o consumo seja moderado, com no máximo duas porções por semana. O leite é somente uma fonte de cálcio e pode ser substituído por outros alimentos. Outros minerais como o magnésio e as vitaminas B6 e K, que também auxiliam na manutenção da massa óssea, podem ser encontrados em folhas verdes escuras, como a couve.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Personal diet na revista Domingo do Jornal do Brasil

Quem tem um dia a dia corrido também pode se alimentar bem. Esse foi o tema da matéria da revista Domingo, do Jornal do Brasil, de ontem. Ficou ótima, e fiquei muito contente em poder participar.

Quem não comprou o jornal, pode conferir a matéria aqui

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Alimentos que retardam o envelhecimento




Envelhecer de maneira saudável é, hoje, uma das principais preocupações de todos nós. Para enfrentar o passar dos anos com disposição e mantendo a beleza, a melhor saída é seguir uma alimentação balanceada, fornecendo ao organismo todos os nutrientes necessários para mantê-lo sempre em ótimo funcionamento. Alguns alimentos, em especial, têm propriedades específicas para ajudar nessa tarefa e, por isso, devem estar sempre presentes em qualquer cardápio.

Esses alimentos mais eficazes para retardar o envelhecimento possuem nutrientes que auxiliam a nossa pele e o nosso organismo, devido à sua capacidade de combater os radicais livres, moléculas que são espécies de resíduos que sobram da nossa respiração. Quando em excesso no organismo, elas aceleram o processo de envelhecimento. E não somente isso, alguns possuem, ainda, várias outras propriedades essenciais para nossa saúde e qualidade de vida nos anos que temos pela frente, como ajudar a evitar a obesidade e o surgimento de doenças.

Neste post, separamos alguns alimentos que são considerados os melhores aliados para adiar o envelhecimento. É sempre importante lembrar, no entanto, que eles devem ser consumidos sem exagero, e que evitar ingerir comidas nocivas à saúde, como carnes gordurosas, produtos refinados, frituras e bebidas alcoólicas, também é fundamental para estar sempre de bem com a saúde e a balança.

Óleo de linhaça:
Fonte de ômega 3, gordura que ajuda a proteger o organismo de processos inflamatórios e ainda regula o funcionamento das nossas células.

Brotos de alfafa: O alimento ainda está em forma de broto, o que aumenta a quantidade das vitaminas, minerais e proteínas que ele possui. As proteínas do broto de alfafa também ajudam a manter a pele firme.

Frutas vermelhas, como morango, amora, framboesa e açaí: Possuem substâncias que ajudam o organismo a neutralizar os radicais livres produzidos, acelerando o processo de eliminação de toxinas.

Espinafre:
Possui luteína, que tem atividade protetora antioxidante e ainda é capaz de reduzir os efeitos dos raios solares sobre a pele. Essa substância também reduz os riscos de envelhecimento dos olhos e da capacidade visual.

Própolis: Possui uma capacidade antiinflamatória muito alta e pode ser consumida todos os dias.

Canela:
Auxilia na redução da compulsão por comer doces e carboidratos, porque melhora a atividade de insulina, estabilizando o nível de açúcar no sangue. Assim, a canela ajuda a evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal.

Chá verde:
Aumenta a capacidade do corpo de eliminar toxinas, prevenindo o envelhecimento da pele. Também desempenha funções anticancerígenas.

Ainda há outros alimentos que possuem propriedades antienvelhecimento, como os vegetais crucíferos (brócolis, repolho, couve e couve-flor), soja, aveia, frutas em geral, azeite de oliva extra-virgem, peixes de água fria (salmão, sardinha, arenque), entre outros. Lembrando sempre que existe uma quantidade específica necessária de cada alimento, que varia de acordo com o organismo de cada um. Cada pessoa possui um limite e uma quantidade necessária, por isso sempre vale consultar um nutricionista funcional para ver o cardápio e as quantidades mais indicadas para você.