terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Lançamento do Programa Healthy Detox

Sou celíaco. Posso comer em sua casa?

Olá visitante!

Você por acaso já recebeu um criança celíaca em sua casa? O celíaco é aquele indivíduo que tem uma condição inflamatória genética no intestino delgado, que é desencadeada sempre que ele ingere glúten.

A questão é que, na hora de receber uma criança celíaca em casa, muita gente fica cheia de dúvidas sobre o que servir e como agir. Por isso, a Associação de Celíacos do Brasil - Seção Rio de Janeiro montou uma cartilha muito interessante e cheia de dicas valiosas, que precisam ser divulgadas, como forma de evitar que muitas crianças passem mal e, até mesmo, que a doença possa evoluir para formas mais severas, que podem chegar a osteoporose, convulsões, deficiências de absorção de nutrientes, linformas e adenocarcinoma, que são tipos de câncer que podem se desenvolver no intestino.

Alguns cuidados simples com as crianças celíacas são:

- Verificar sempre a embalagem dos produtos industrializados antes de servi-los. Se não houver um selo de “não contém glúten”, buscar a presença da substância na lista de ingredientes. Não existe quantidade mínima de ingestão de glúten para os celíacos, de modo que qualquer absorção pelo organismo, por mais que pareça ínfima, pode desencadear a doença.

- Cozinhar sempre em recipientes bem limpos e nunca utilizar talheres que já foram usados para o preparo de outros alimentos quando for preparar os sem glúten.

- Ter muito cuidado com temperos industrializados, pois muitos contém glúten, buscando sempre substâncias naturais, como alho, cebola e cheiro verde como substitutos.

- Quando for usar o forno, assar primeiro o prato sem glúten e, só então, passar para os com glúten. Nunca se deve assar ou fritar os dois juntos, como forma de evitar contaminação.

- Não utilizar os mesmos utensílios para untar ou mexer alimentos com e sem glúten. É preciso ter cuidado, por exemplo, quando passar margarina em um pão com glúten para não utilizar o mesmo talher para os em glúten.

- Ter cuidado para não assar pães ou massas com glúten na mesma grelha ou forma das carnes e outros alimentos e nem serví-los no mesmo prato ou recipiente.

Confira o conteúdo completo da cartilha acessando o site Rio Sem Glúten e ajude a divulgar essa ideia.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Salgadinho... Pode!!

Olá, garotada que adora um petisco!

Vocês sabiam que, em quantidade moderada, até os salgadinhos industrializados estão liberados? Mas o ideal é procurar aqueles menos calóricos e sem fritura.

Uma matéria da revista Women's Health deste mês indica boas opções e a nutricionista Gabriela Soares Maia, que atua na clínica Patrícia Davidson Haiat Nutrição Funcional, aproveitou a oportunidade para comentar um pouco dos benefícios e malefícios do consumo desses snacks.






















Até a próxima!

Coma esta, não aquela

A revista Women's Health sempre traz uma sessão muito legal de dicas de substituições mais leves para algumas refeições. Na edição deste mês, a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia, que atende na clínica Patrícia Davidson Haiat - Nutrição Funcional, participou da editoria, indicando uma salada caprese como opção no lugar da salada russa.

Confira clicando na imagem abaixo.

A vez das farinhas funcionais

Que tal incrementar a dieta com produtos mais saudáveis? As farinhas funcionais estão em alta e possuem nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. As farinhas mais conhecidas são as de banana-verde, maracujá e berinjela. Porém, existem outras como as de maça, uva e amora.

A nutricionista Gabriela Maia, que trabalha na Clínica Patrícia Davidson Haiat Nutrição Funcional, deu algumas dicas e falou sobre a importância de consumir a farinha junto com frutas, para absorver ao máximo todos os nutrientes, uma vez que a farinha complementa as frutas. Confira abaixo a matéria da revista Muscle In Form.



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Em ponto de ebulição

Você sabe quais cuidados deve tomar nos dias de calor? Uma alimentação correta é fundamental para que o organismo suporte o verão intenso. E uma curiosidade é que a pimenta ajuda a previnir problemas de saúde causados pelo excesso de calor.

Na reportagem do jornal O Globo expliquei como a pimenta pode ser bem aproveitada, além de outras dicas sobre alimentação para que os dias de sol sejam agaradáveis, sem prejudicar a saúde. Confira clicando na imagem abaixo.

Bonde da lichia

Até o fim de janeiro, a lichia estará em alta. O início da temporada dessa fruta, originária da China, começou em novembro e a colheita encerra-se nesse mês. Muito indicada no verão por conter grande quantidade de líquido, ainda dá tempo de saborear e aproveitar os benefícios que a frutinha traz para o organismo.

Na reportagem da Revista O Globo, participei ressaltando a importância da lichia na prevenção de células cancerosas e a hidratação que ela proporciona ao corpo. Confira clicando na imagem abaixo.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

10 alimentos amigos do cabelo

Sabe aquela história de "você é o que você come"? Já está mais do que comprovado que nossa alimentação influencia em muito no funcionamento do organismo e na beleza da pele e dos cabelos. Por isso, a revista Boa Forma deste mês enumerou os 10 alimentos mais indicados para quem quer manter a beleza dos cabelos em dia.

Participei da reportagem indicando, em especial, o espinafre a aveia, além de descrever as excelentes propriedades desses alimentos, que auxiliam na regulagem da oleosidade e diminuem os níveis de queda capilar.

Clique na imagem para ampliar e confira essas super dicas!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Operação limpeza

Olá, leitores!!


A revista Women's Health deste mês fez uma matéria que detalha todos os aspectos de uma das novas "queridinhas" da nutrição no mundo todo: a dieta de detoxificação. O programa é muito eficiente e tem feito sucesso porque, além de desintoxicar o organismo, promove melhorias na sua imunidade, aumenta o bom-humor e a disposição, e ainda elimina celulite.

Na entrevista que concedi à publicação, é possível entender como funciona a capacidade de "expulsar" toxinas do programa alimentar e aplicar alguns conceitos na alimentação do dia a dia. Confira clicando na imagem para aumentar!




segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fazer uma dieta de detoxificação saudável é possível

Olá, leitores!

O portal O Globo Online abordou hoje um tema interessante e que está muito em alta: as dietas de detoxificação.

Tive a oportunidade de participar como entrevistada da matéria, que aborda as principais dúvidas de quem está optando por esse tipo de tratamento como forma de equilibrar seu peso e manter o organismo saudável.

Confira abaixo algumas dicas para se livrar das toxinas do dia a dia, melhorar o humor e a imunidade do corpo, regular a digestão e se livrar de probleminhas como enxaqueca, acne, celulite, retenção de líquidos, etc.

Puxe a sardinha (e o atum) pro seu lado!

A última edição da revista Men's Health trouxe duas receitas deliciosas a base de sardinha e atum.Aproveite esta oportunidade para saborear esses apetitosos alimentos que vêm do mar, contam com triglicerídeos e melhoram a pressão arterial.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cresce venda de alimentos orgânicos no Brasil

Olá!!

Nesta manhã tive a oportunidade de participar ao vivo do Jornal da GloboNews, que abordou um tema muito importante: o aumento do consumo de alimentos orgânicos no Brasil. Na entrevista, pude esclarecer as principais dúvidas dos consumidores a respeito dos alimentos com agrotóxicos e seus malefícios a longo prazo, como problemas neurológicos, câncer e infertilidade.

Confira no vídeo abaixo ou através do portal da GloboNews algumas dicas para identificar e evitar os alimentos que costumam ser cultivados com uso abusivo de agrotóxicos, além de entender os principais benefícios do consumo de orgânicos.