segunda-feira, 27 de junho de 2011

Acreditem se quiser: a lasanha é o prato preferido dos brasileiros!

O importante é saber que não é necessário deixar de comer a lasanha, tão admirada pelo paladar dos brasileiros. Mas sim, aprender uma forma de fazê-la mais saudável. Uma opção é a lasanha vegetariana.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Pholia Negra: você conhece?!

A nova onda entre os fitoterápicos é a Pholia Negra. Médicos alertam para os perigos das fórmulas à base de ervas e plantas que prometem emagrecer. Saiba mais sobre o assunto:

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pele bem nutrida

Com esse friozinho as pessoas costumam optar por comidinhas mais calóricas. Mas, atenção!Para quem não sabe, os doces e as massas aumentam o nível de insulina que circulam no organismo causando oleosidade na pele. A Revista Nova desse mês conferiu algumas dicas importantes de alimentação.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Olheiras e alimentação. O que tem a ver?

Neste último sábado, 04 de junho, o Caderno Ela, do jornal O Globo conferiu que olheiras podem ter relação com alimentos.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Alimentos que pioram a TPM



Você sabia que alguns alimentos são provocadores de algumas dores que sentimos? Isso mesmo! Os alimentos têm uma relação com a aparição de algumas dores/doenças, como enxaqueca, inchaço, problemas com peso, pele e cabelo quebrados, TPM, entre outros.

Conheçam alguns deles que pioram a TPM e saiba por que:

Chocolate: É o campeão dos alimentos mais procurado na fase da TPM pela maioria das mulheres, principalmente se estão em níveis de estresse elevado. Isso acontece porque o cacau ajuda a aumentar a liberação de seretonina, melhorando o bem estar e o prazer nesse momento tão crítico das mulheres. Mas, por outro lado, a maioria dos chocolates é composta por concetrado teor de açúcar e gordura trans, que, neste caso, só agravam ainda mais os sintomas, aumentando a ansiedade, a busca por mais doces e chocolate, fazendo um ciclo vicioso. O interessante nessa situação é optar por chocolates com alto teor de cacau (70 %), se possível sem lactose e sem açúcar, podendo assim amenizar os sintomas indesejáveis.

Embutidos: São ricos em conservantes, corantes, aditivos químicos, sal, gorduras trans (gordura hidrogenada), e pobres em nutrientes. Ou seja, são considerados uma verdadeira “bomba” para as pessoas que têm TPM, pois contêm um coquetel de substâncias inflamatórias e neurotóxicas, que podem estar associadas aos sintomas, como ganho de peso, retenção de líquidos, inchaço, dores na mama, irritabilidade, tensão, dores de cabeça , enxaqueca, urticária, alergias, entre outros sintomas, que são relacionados ao glutamato monossódico e aos aditivos presentes.

Alimentos ricos em gordura ruim: Alimentos como manteiga, margarina, gordura animal (carnes bovina, suína e ovinos), frituras, gordura trans (biscoitos, sorvetes e alimentos industrializados), embutidos e laticíneos são ricos em gordura mais inflamatória, aumentando substâncias mediadoras, que inflamam o organismo, provocando cólicas, dores de cabeça, seios doloridos, além do inchaço e retenção de líquidos para conter mais sódio também. Além disso, a gordura ruim pode ainda estimular o aumento da produção de estrogênio e propiciar o aparecimento da acne.

Cafeína: Presente no cafezinho, chá mate, ice tea, guaraná natural e refrigerantes, são potentes estimulantes do sistema nervoso, aumentando o hormônio do estresse e diminuindo a produção de serotonina no cérebro, com consequente aumento da tensão, irritabilidade, estresse, dores de cabeça, ansiedade e compulsão por doce.

Álcool: Também pode causar hipoglicemia, tendo o organismo a necessidade de mais açúcar para compensar a queda dos níveis no sangue e cérebro, além de aumentar a eliminação de nutrientes importantes para o equilíbrio orgânico e metabólico, como cálcio, magnésio e vitamina do complexo B, que, na deficiência, provoca também hipoglicemia e todos os sintomas já citados acima.