sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cuidados no consumo do leite




Consumido em grande quantidade mundo afora, o leite é considerado uma importante fonte de cálcio, e muita gente acredita, ainda, que ele ajuda em diversos processos do organismo e no tratamento de problemas como gastrite, azia e osteoporose. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que a bebida, apesar de muito recomendada, não é essencial na alimentação.

Pra começar, o leite possui, sim, uma grande quantidade de cálcio em sua composição, mas não possui magnésio. A manutenção dos ossos depende justamente do equilíbrio desses dois nutrientes. Além disso, os produtos lácteos são ricos em proteínas de difícil digestão, que levam à acidificação do sangue, estimulando a perda de cálcio pela urina, e podem gerar distúrbios orgânicos, como gastrite, enxaqueca e diarreia. Isso sem falar no fato de que o consumo de leite também está relacionado ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer, já que a bebida possui um fator de crescimento que ajuda a desenvolver tanto as células boas quanto as ruins. E como se não bastasse, sua ingestão estimula a liberação de insulina, hormônio que, quando produzido em excesso, pode favorecer, entre outros problemas, a diabetes, obesidade e ganho de gordura abdominal.

Por essas razões, o ideal é que o consumo seja moderado, com no máximo duas porções por semana. O leite é somente uma fonte de cálcio e pode ser substituído por outros alimentos. Outros minerais como o magnésio e as vitaminas B6 e K, que também auxiliam na manutenção da massa óssea, podem ser encontrados em folhas verdes escuras, como a couve.

2 comentários:

  1. Eu tenho muitas dúvidas sobre a comida japonesa. Alguns dizem que é bem saudável, outros já dizem que não.

    Acho que seria legal um post sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Flávio.

    Vamos preparar um post especialmente sobre comida japonesa para a semana que vem. Não deixe de conferir!

    Abraços,

    Patricia

    ResponderExcluir