sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Cuidados no preparo e na conservação dos alimentos




Todos nós sabemos que o cuidado no preparo dos alimentos é essencial para evitar contaminações. Da mesma forma, a conservação deles na geladeira e os cuidados com o seu manuseio são alguns dos requisitos básicos para evitar intoxicações e problemas mais graves.

Os primeiros cuidados começam na manipulação dos alimentos. O fator fundamental para manter a higiene é lavar as mãos de maneira correta, sempre enxaguando entre os dedos, o polegar, articulações, punhos e unhas. Mas um alerta: procure sempre secar com papel toalha e não com o pano de prato, como a maioria das pessoas faz. É importante também seguir outras medidas, como não tossir, falar ou espirrar enquanto toca nos alimentos, não coçar o corpo, não encostar no nariz ou coçar os ouvidos, além de jamais enxugar o suor com as mãos ou com o avental.

As unhas devem estar sempre bem limpas e cortadas, o uso de touca também evita que caiam pelos ou cabelos durante o preparo. Brincos e pulseiras podem ser evitados, perfumes muito fortes transmitem odores estranhos à comida e jamais se deve cozinhar com algum tipo de ferimento nas mãos.

Os cuidados com o armazenamento e conservação também não podem ser esquecidos. Os enlatados, as garrafas, os potes de plástico e embalagens de vidro devem ser lavados antes de irem para a geladeira. Aliás, é lá que precisamos ter atenção especial na conservação dos alimentos. A utilização de recipientes de louça ou de vidro, de preferência baixos e não muito profundos, é mais aconselhada, pois facilita a circulação do ar frio no refrigerador. E quando aquecida, a comida deve ser guardada em no máximo uma ou duas horas após o seu preparo. Outro detalhe importante: as metades de cebola, de limão ou dentes de alho que usamos e sobram, não devem ir para a porta da geladeira, mas sim para recipientes.

Cobrir alimentos com papel alumínio ou amontoá-los nas prateleiras da geladeira também é errado: eles devem estar bem espaçados para que o ar circule, mas o papel alumínio dificulta esse processo. Na dispensa, os produtos mais antigos devem ficar na frente e agrupados por categorias. Outro grande risco de contaminação é fechar pacotes com pregadores, pois eles são o esconderijo perfeito para bactérias.

E fique atento: nem sempre a comida precisa ter uma aparência ou cheiro ruim para estar estragada. A atenção deve ser redobrada, pois uma alimentação saudável não depende somente da quantidade ou valores nutricionais, mas também da maneira como se manuseia e conserva os alimentos na cozinha.

Um comentário:

  1. Uma dúvida: o tupperware de plástico é bom para conservar os alimentos???

    ResponderExcluir