terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Sou celíaco. Posso comer em sua casa?
Você por acaso já recebeu um criança celíaca em sua casa? O celíaco é aquele indivíduo que tem uma condição inflamatória genética no intestino delgado, que é desencadeada sempre que ele ingere glúten.
A questão é que, na hora de receber uma criança celíaca em casa, muita gente fica cheia de dúvidas sobre o que servir e como agir. Por isso, a Associação de Celíacos do Brasil - Seção Rio de Janeiro montou uma cartilha muito interessante e cheia de dicas valiosas, que precisam ser divulgadas, como forma de evitar que muitas crianças passem mal e, até mesmo, que a doença possa evoluir para formas mais severas, que podem chegar a osteoporose, convulsões, deficiências de absorção de nutrientes, linformas e adenocarcinoma, que são tipos de câncer que podem se desenvolver no intestino.
Alguns cuidados simples com as crianças celíacas são:
- Verificar sempre a embalagem dos produtos industrializados antes de servi-los. Se não houver um selo de “não contém glúten”, buscar a presença da substância na lista de ingredientes. Não existe quantidade mínima de ingestão de glúten para os celíacos, de modo que qualquer absorção pelo organismo, por mais que pareça ínfima, pode desencadear a doença.
- Cozinhar sempre em recipientes bem limpos e nunca utilizar talheres que já foram usados para o preparo de outros alimentos quando for preparar os sem glúten.
- Ter muito cuidado com temperos industrializados, pois muitos contém glúten, buscando sempre substâncias naturais, como alho, cebola e cheiro verde como substitutos.
- Quando for usar o forno, assar primeiro o prato sem glúten e, só então, passar para os com glúten. Nunca se deve assar ou fritar os dois juntos, como forma de evitar contaminação.
- Não utilizar os mesmos utensílios para untar ou mexer alimentos com e sem glúten. É preciso ter cuidado, por exemplo, quando passar margarina em um pão com glúten para não utilizar o mesmo talher para os em glúten.
- Ter cuidado para não assar pães ou massas com glúten na mesma grelha ou forma das carnes e outros alimentos e nem serví-los no mesmo prato ou recipiente.
Confira o conteúdo completo da cartilha acessando o site Rio Sem Glúten e ajude a divulgar essa ideia.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Salgadinho... Pode!!
Vocês sabiam que, em quantidade moderada, até os salgadinhos industrializados estão liberados? Mas o ideal é procurar aqueles menos calóricos e sem fritura.
Uma matéria da revista Women's Health deste mês indica boas opções e a nutricionista Gabriela Soares Maia, que atua na clínica Patrícia Davidson Haiat Nutrição Funcional, aproveitou a oportunidade para comentar um pouco dos benefícios e malefícios do consumo desses snacks.
Até a próxima!
Coma esta, não aquela
Confira clicando na imagem abaixo.
A vez das farinhas funcionais
A nutricionista Gabriela Maia, que trabalha na Clínica Patrícia Davidson Haiat Nutrição Funcional, deu algumas dicas e falou sobre a importância de consumir a farinha junto com frutas, para absorver ao máximo todos os nutrientes, uma vez que a farinha complementa as frutas. Confira abaixo a matéria da revista Muscle In Form.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Em ponto de ebulição
Na reportagem do jornal O Globo expliquei como a pimenta pode ser bem aproveitada, além de outras dicas sobre alimentação para que os dias de sol sejam agaradáveis, sem prejudicar a saúde. Confira clicando na imagem abaixo.
Bonde da lichia
Na reportagem da Revista O Globo, participei ressaltando a importância da lichia na prevenção de células cancerosas e a hidratação que ela proporciona ao corpo. Confira clicando na imagem abaixo.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
10 alimentos amigos do cabelo
Sabe aquela história de "você é o que você come"? Já está mais do que comprovado que nossa alimentação influencia em muito no funcionamento do organismo e na beleza da pele e dos cabelos. Por isso, a revista Boa Forma deste mês enumerou os 10 alimentos mais indicados para quem quer manter a beleza dos cabelos em dia.
Participei da reportagem indicando, em especial, o espinafre a aveia, além de descrever as excelentes propriedades desses alimentos, que auxiliam na regulagem da oleosidade e diminuem os níveis de queda capilar.
Clique na imagem para ampliar e confira essas super dicas!
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Operação limpeza
A revista Women's Health deste mês fez uma matéria que detalha todos os aspectos de uma das novas "queridinhas" da nutrição no mundo todo: a dieta de detoxificação. O programa é muito eficiente e tem feito sucesso porque, além de desintoxicar o organismo, promove melhorias na sua imunidade, aumenta o bom-humor e a disposição, e ainda elimina celulite.
Na entrevista que concedi à publicação, é possível entender como funciona a capacidade de "expulsar" toxinas do programa alimentar e aplicar alguns conceitos na alimentação do dia a dia. Confira clicando na imagem para aumentar!
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Fazer uma dieta de detoxificação saudável é possível
O portal O Globo Online abordou hoje um tema interessante e que está muito em alta: as dietas de detoxificação.
Tive a oportunidade de participar como entrevistada da matéria, que aborda as principais dúvidas de quem está optando por esse tipo de tratamento como forma de equilibrar seu peso e manter o organismo saudável.
Confira abaixo algumas dicas para se livrar das toxinas do dia a dia, melhorar o humor e a imunidade do corpo, regular a digestão e se livrar de probleminhas como enxaqueca, acne, celulite, retenção de líquidos, etc.
Puxe a sardinha (e o atum) pro seu lado!
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Cresce venda de alimentos orgânicos no Brasil
Nesta manhã tive a oportunidade de participar ao vivo do Jornal da GloboNews, que abordou um tema muito importante: o aumento do consumo de alimentos orgânicos no Brasil. Na entrevista, pude esclarecer as principais dúvidas dos consumidores a respeito dos alimentos com agrotóxicos e seus malefícios a longo prazo, como problemas neurológicos, câncer e infertilidade.
Confira no vídeo abaixo ou através do portal da GloboNews algumas dicas para identificar e evitar os alimentos que costumam ser cultivados com uso abusivo de agrotóxicos, além de entender os principais benefícios do consumo de orgânicos.