sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mitos e verdades sobre a alimentação durante a gravidez



A gravidez é um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher. Mas, junto com a alegria de gerar um bebê, costumam vir as dúvidas e as incertezas que a gestação traz, principalmente para as mamães de primeira viagem. Muitos desses questionamentos dizem respeito aos mitos relacionados à alimentação, como os desejos inesperados e o que provoca os desagradáveis enjoos. Foi pensando em esclarecer essas dúvidas que fizemos o post de hoje, sobre o que é ou não verdadeiro no que diz respeito à nutrição das gestantes:

Se um dos desejos da gestante não é atendido, o bebê nasce com uma marca parecida com a comida.

MITO - Embora esse seja um dos mitos mais conhecidos, não há nenhuma relação entre desejos e marcas nos bebês. Essas vontades inesperadas que surgem na gestação são resultado de necessidades de alguns nutrientes no organismo, que tenta sinalizar de alguma forma. Um desejo acentuado de comer alimentos gordurosos, por exemplo, pode indicar ausência no consumo ou no aproveitamento orgânico da gordura consumida.

Ficar sem comer melhora o enjoo.

MITO - A gestante que fica muito tempo sem comer acaba tendo mais enjoos, porque quando o estômago está vazio, ele libera ácidos que aumentam o mal-estar. Além disso, a mulher ainda pode sofrer de hipoglicemia, que prejudica o bebê e pode levá-la a uma diabetes gestacional. Portanto, ficar sem comer, nem pensar!

Como os enjoos mais intensos costumam ocorrer na parte da manhã, dê preferência a alimentos secos, como torradas e pão integral. Evite ingerir líquidos logo ao levantar: o ideal é tomá-los ao longo do dia, em pequenos goles e nunca muito gelados.

Beber café causa problemas durante a gravidez.

VERDADE - A cafeína é um estimulante e, como tal, aumenta a frequência cardíaca da gestante, assim como o seu metabolismo, o que acaba se refletindo no bebê. Então, não só a futura mamãe como também aquela que já está amamentando, deve evitar o consumo do café e de todos os outros produtos ricos em cafeína, como mates, chá preto, chá verde e refrigerantes tipo cola. Em doses elevadas, essa substância pode até trazer riscos de aborto e retardo no crescimento, entre outros problemas.

A mulher grávida come por dois.

MITO - Outro mito bastante conhecido. O bebê não precisa da mesma quantidade de nutrientes que a mãe, por isso não é necessário dobrar a alimentação. A gestante precisa de cerca de 300 a 500 calorias adicionais em sua rotina alimentar. Essas calorias extras são importantes para o desenvolvimento da criança, mas, mais importante ainda, é ter um acompanhamento nutricional adequado.

Se a mulher tomar mais leite e comer canja e canjica, ela irá produzir mais leite.

MITO - Esses alimentos não são contra-indicados na alimentação de gestantes, e, por serem ingeridos quentes, até ajudam, ao provocarem um relaxamento, que propicia uma maior produção de leite. Mas existem outros itens essenciais nesse processo. A água, sucos de frutas e água de coco, além do broto de alfafa, disponível em alimento ou cápsulas, contribuem ainda mais na produção do leite.

Quando a gestante tem muita azia, o bebê nasce com mais cabelos.

MITO - Esse é um dos mitos mais curiosos, porque não existe nenhum tipo de relação entre a azia e os cabelos do bebê. A azia é resultado da compressão do estômago e do esôfago pelo útero, provocando um refluxo do ácido do estômago, líquido responsável pela digestão dos alimentos. Para evitá-la, a dica é não consumir alimentos que irritam o órgão, como frituras, salsichas, enlatados e refrigerantes. Também é importante evitar ingerir líquidos durante as principais refeições.

Comer chocolate na amamentação causa cólicas no bebê.

VERDADE - O chocolate é um alimento que nunca deve ser consumido em exagero, pois quase todos os tipos são ricos em açúcares e gorduras. Apesar das cólicas só ocorrerem em recém-nascidos, as gestantes também não devem abusar de chocolates nem de outros produtos nocivos ao aparelho digestivo do feto, como refrigerantes e café.

2 comentários:

  1. Por acaso sempre gostei muito de chocolate e comi algum durante a gravidez. Não sei se por isso ou não, mas o meu filho teve cólicas desde cedo, até que comecei a usar o aero-om solucionando assim esse terrível mal.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elka!

    Realmente, a produção de gases no neném amamentado ao seio guarda relação com a dieta materna durante o período de amamentação. Os produtos lácteos ou que contêm leite, como o chocolate, são alguns dos alimentos mais capazes de alterar a digestão de recém nascidos, podendo, sim, provocar gases.

    ResponderExcluir