sexta-feira, 28 de maio de 2010

Curso - Como a prática na cozinha influencia na qualidade dos alimentos consumidos


Com certeza todos imaginam ser capazes de fazer uma lista de supermercado, mas quando o assunto é a qualidade da lista, será que a maioria passa no teste? Provavelmente não. Isso porque, quase ninguém conhece os riscos de alguns alimentos, como os industrializados, e nem mesmo sabe a diferença entre produtos light, diet e zero. Por esse motivo, muitos acabam por comprar qualquer alimento sem ao menos saber se é saudável ou não. Para esclarecer mais detalhes sobre esse assunto, participe do 3º módulo do curso “Como a prática na cozinha influencia na qualidade dos alimentos consumidos”, que acontece no dia 08 de junho, às 15h30, em Ipanema. O curso é destinado a donas de casa, empregadas domésticas e todos aqueles interessados em melhorar a qualidade da alimentação no dia-a-dia.

Módulo 3 – 08/06 – Escolhas inteligentes: torne-se capaz de fazer uma lista de supermercado com o que há de mais saudável para manter a saúde da família.
Aprenda sobre os aditivos contidos nos alimentos industrializados e seus riscos à saúde; como escolher sozinha o que deve ser colocado no seu carrinho; diferença entre produtos diet, zero e light e dos diferentes adoçantes; entenda as armadilhas que o supermercado utilizada para você levar produtos desnecessários e pouco saudáveis para casa.

Módulo 4 – 15/06 – Aula prática: a ida ao supermercado pode determinar a qualidade da alimentação.
Aprenda de maneira prática no supermercado a ordem correta de visita aos departamentos e saiba como isso pode influenciar a qualidade final do alimento ou produto que está levando para casa; saiba como escolher legumes, verduras, frutas, peixes, carnes, frango, enlatados e conservas de forma a preservar os nutrientes.

Módulo 5 – 22/06 - Preservando os nutrientes: a prática na cozinha é decisiva para manter os nutrientes.
Aprenda quais são os alimentos com mais agrotóxicos; como reduzir esta exposição; a vantagem de escolher alimentos orgânicos e qual a melhor forma de higienizar frutas, legumes e verduras; aprenda quais os tipos de cozimento (grelhar, assar, ensopar, fritar) e corte de alimentos que preserva mais os nutrientes; como reduzir o consumo de sal com o uso de condimentos e como utilizá-los; e como fazer uma horta orgânica em casa.

Módulo 6 – 29/06 - Fonte de energia e nutrição: aposte nos brotos de grãos e nos sucos e tenha uma vida mais saudável e nutritiva.
Aprenda quais são os melhores grãos; como armazenar e como germinar grãos para fazer sucos; ideias de sucos; aprendendo a melhor combinação de frutas para redução de peso, celulite e medidas; conheça os benefícios da quinua, soja e do arroz negro; e como introduzir na alimentação do dia-a-dia com dicas/receitas práticas e fáceis.

CADA MÓDULO TERÁ DURAÇÃO DE 2 HORAS E INCLUI APOSTILA COM O CONTEÚDO OBJETIVO PARA RÁPIDA CONSULTA E CERTIFICADO

Serviço:

Data: 08/06
Horário: 15h30 às 17h30
Local: Clínica Patricia Davidson Haiat de Nutrição Funcional. Rua Visconde de Pirajá 547 sala 615 – Ipanema.
Inscrições: Diretamente na clínica ou pelo telefone (21) 2511 – 1453
Mais informações no site http://www.patriciadavidson.com.br/
Quem se inscrever em um módulo, ganha outro.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Nutrição sob medida para cada um


Todo indivíduo é dono de uma estrutura sem igual, de constituições fisiológica e química próprias. Por conta disso, nem sempre a alimentação ideal para uns é adequada para todos, o que faz com que um novo conceito se torne cada vez mais popular: a nutrição ultrapersonalizada. A especialidade leva em consideração os aspectos individuais de cada pessoa para montar uma alimentação própria, trazendo benefícios não só para a perda de peso, mas para a saúde como um todo.

A nutrição ultrapersonalizada é baseada no princípio de que só adotar um estilo de alimentação saudável não basta, pois o que faz bem à saúde de cada um é relativo. Não se deve indicar para todos os pacientes que comam um mesmo alimento para obter um determinado resultado, já que, o que é bom pra um, pode não ser para outro. Para emagrecer, por exemplo, não basta muitas vezes comer pão integral e consumir queijos magros. Se a pessoa não pode consumir farinha de trigo, nenhum tipo de pão feito com ela vai ajudá-la a perder peso. Mas isso ela só vai descobrir se passar por uma consulta criteriosa com um especialista em nutrição, que fará um levantamento detalhado do histórico de saúde e das queixas do paciente e pedirá exames e testes que mapeiem as especificidades de seu organismo. A partir dessas informações são indicados alimentos e suplementos sob medida para as necessidades de cada um.

Os benefícios para quem adere à nutrição ultrapersonalizada não tardam a aparecer. Além da perda de peso, logo se observa melhora no aspecto da pele, dos cabelos e o fortalecimento das unhas. Sem falar que ajuda no funcionamento digestivo, aumenta a qualidade do sono e reduz processos alérgicos. Os pacientes costumam se adaptar muito bem ao tratamento, por ficarem mais conscientes de suas particularidades. Por conta dos resultados, o paciente se convence que nem todos os alimentos que convencionalmente se ingere fazem bem, entende que deve ficar sem consumi-los e coopera com o tratamento.




quinta-feira, 13 de maio de 2010

MATÉRIA NO BOM DIA BRASIL

Bactérias do intestino podem ser responsáveis pela obesidade
A busca pelo equilíbrio no intestino começa na gestação. Se a mãe engorda muito na gravidez, a criança herda as bactérias ligadas à obesidade.

Os cientistas anunciaram uma novidade sobre a obesidade.

A calça agora fica folgada e a nutricionista Ana Letícia Bentes comemora a redução dos centímetros e dos quilos. Ela segue uma dieta rica em fibras, come de três em três horas e toma suplementos naturais. O resultado, ela diz, é o fim do efeito sanfona.

“Quando tinha força de vontade, quero emagrecer, estava no meu limite, perdia logo uns cinco quilos e ficava dois, três meses bem. Depois largava de mão e voltava a engordar de novo. Para mim o mais importante hoje é o bem estar físico, emocional, psicológico. O emagrecimento vem como uma consequência disso. Acho que fica um bem estar geral”, lembra Ana Letícia Bentes.

A obesidade é considerada uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde. No Brasil, há 17 milhões de obesos, quase 10% da população. O novo tratamento que ajuda a perder peso , com saúde, reduz a quantidade de bactérias no intestino, que , segundo estudos recentes , atrapalham o emagrecimento, mesmo quando a pessoa faz exercícios físicos e evita os alimentos que engordam.

“Quando uma pessoa magra e uma pessoa gorda ou com excesso de peso consome a mesma refeição, por exemplo, um sanduíche, aquela mais gorda tem mais capacidade de reter as calorias daquele mesmo sanduíche. Isso porque as bactérias que são ruins e que estão no intestino também têm a capacidade de fazer acumular mais gordura, então as pessoas tem mais facilidade de acumular peso por esses dois motivos”, explica a nutricionista Patrícia Davidson.

A busca pelo equilíbrio no intestino começa na gestação. Se a mãe engorda muito na gravidez, a criança herda as bactérias ligadas à obesidade. A luta continua ao longo da vida. O número dessas bactérias cresce bastante com consumo excessivo de bebidas alcoólicas, gorduras e carboidratos.

O tratamento inclui a reeducação alimentar, associada ao consumo de bactérias conhecidas como probióticos, que equilibram a flora intestinal. Além das fibras encontradas principalmente na cebola, no alho e na farinha de banana verde, que pode ser usada em várias receitas.

Adriana não conseguia perder os pneuzinhos na barriga, depois de duas gestações. Em dois meses, emagreceu quase cinco quilos. Ganhou novos hábitos para o resto da vida e muito mais: "Melhorou a pele, melhoraram as celulites da perna, melhorou a constipação intestinal. Tudo melhorou, outra vida, agora com vida saudável”.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

DEPOIMENTOS DE PESSOAS QUE PARTICIPARAM DOS CURSOS NA CLÍNICA PATRICIA DAVIDSON HAIAT


"Foi super legal, muito produtivo. Fiz dois cursos: um pensando em melhorar a minha alimentação e outro pensando na saúde dos meus filhos. Agora, estou adequando o nosso cardápio, já que são várias as mudanças que devemos fazer." - Bruna Coelho, 31 anos.

"Foi excelente o curso que participei. Modifiquei muito minha alimentação, tanto que hoje, já sei até quais os alimentos que posso combinar em uma refeição. O legal é que a experiência do curso mudou também a vida das pessoas que convivem comigo!" - Raquel Michelsen, 41 anos.


Ficou interessada? Então não perca a oportunidade de participar do Curso Modular - Como a prática na cozinha influencia na qualidade dos alimentos consumidos. Serão realizados seis módulos sobre o assunto, nos dias 25/05; 01/06; 08/06; 15/06; 22/06; 29/06. Apesar de complementares, as aulas podem ser feitas isoladamente, e quem se inscrever em uma ganha outra de graça.

As inscrições podem ser feitas por telefone ou diretamente na Clínica Patricia Davidson Haiat: (21) 2511 – 1453.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mantenha o bom humor durante a gestação


A gestação é um momento especial na vida de qualquer mulher, mas pode reservar dias complicados em que o enjôo, a azia, a tonteira ou simplesmente a pressão no trabalho se traduzem em um sentimento: o mau-humor! A boa notícia é que uma alimentação balanceada e mais direcionada para alguns alimentos ajudam a diminuir o estresse. Vamos conhecer os alimentos que podem beneficiar as futuras mamães!


BANANA - Essa fruta tão corriqueira do nosso dia a dia traz uma reserva enorme de vitaminas e minerais essenciais para o dia ficar colorido! Contém vitamina B6 altamente necessária na produção de neurotransmissores do bom humor, magnésio que ajuda a diminuir a ansiedade e triptofano que é precursor da serotonina, o neurotransmissor do bom humor!

GRÃO-DE-BICO/LENTILHA - Essas leguminosas também têm triptofano, que ajuda na produção da famosa serotonina. Possuem ainda magnésio e cálcio, minerais que quando ingeridos juntos promovem uma ótima sensação de relaxamento.

FOLHAS VERDES como a couve, rúcula e o agrião - São riquíssimas em magnésio e ácido fólico. Por aí já vemos o poder que tem aquele suco verde com essas folhas que muita gente torce o nariz e que pode deixar o dia muito mais tranquilo.

TOFU - Feito à base de soja, é uma boa pedida porque contém o dobro de proteínas do feijão e 45% menos calorias que o queijo minas! Além disso, contém nosso queridinho magnésio e um pouco de ferro, tão necessário na gravidez porque é uma fase que a anemia está mais presente.

GÉRMEM DE TRIGO - Contém vitamina B1 e inositol, substância importante para que a serotonina faça seu trabalho corretamente. Além disso, possui vitamina B5 que já é conhecida como anti-estresse. Não precisa de mais nada, inclua o gérmen na sua alimentação!

ABACATE - Essa fruta que até pouco tempo era deixada de lado por ser muito gordurosa volta com status de super frutas e pode ajudar e muito na manutenção do bom-humor. Isso porque é rico em ácido fólico, vitamina B3 e potássio. Quer mais, ela ainda contém ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. Esse conjunto é perfeito para aquele lanche da tarde em que a ansiedade está mil e é o mau-humor aparece com mais força.

PEIXES RICOS EM ÔMEGA 3 como o atum, sardinha, salmão e arenque - Algumas evidências já demonstram que seu baixo consumo leve a alterações no humor.

CEREAIS INTEGRAIS - Eles também devem estar mais vezes no prato em comparação a versão refinada, pois durante o processo de refinamento, todas as vitaminas e minerais importantes como o magnésio, zinco e cromo são perdidos.

Não esqueçam também de beber bastante água, a hidratação é super importante na gestação, período em que o intestino teimoso fica mais teimoso ainda!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Entrevista na Superinteressante


Olá!

Hoje, venho contar uma novidade a vocês, meus leitores. Acabo de dar uma entrevista para a revista Superinteressante. Na reportagem, que deve sair no final de maio ou início de junho, eu conversei com o repórter sobre a conservação da manteiga. Um assunto bem curioso para quem é fã do alimento.

Não esqueçam de conferir a revista!

Abraços!