sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A candidíase e a alimentação


Um dos problemas mais incômodos, que aflige a maioria das mulheres, é a candidíase, uma infecção vaginal provocada pelo fungo Candida albicans, que causa corrimento, ardor e coceira muito fortes. Esse fungo, assim como muitos outros, existe no organismo de qualquer mulher saudável, mas os sintomas da infecção aparecem quando ele se multiplica excessivamente.

Além da infecção vaginal, a candidíase provoca outros problemas, como prisão de ventre, diarreia, gases, cansaço, depressão, micose de unha e TPM. Pouca gente sabe, mas a origem do problema está no intestino e os alimentos têm ligação direta com esse processo, principalmente o açúcar, preferido do Candida albicans. A substância, além de nutrir o fungo, modifica o ph intestinal, deixando o órgão propício à diminuição de certas bactérias que fazem bem à saúde.

Para combater o problema, além de mudar os hábitos alimentares, as mulheres devem evitar calcinhas de tecido sintético, calça jeans apertada e permanecer com o biquíni molhado durante muito tempo. Uma dieta específica deve ser seguida por aproximadamente 3 meses, para “atacar o mal pela raiz”. Além de cortar açúcares, recomenda-se comer muitas verduras e probióticos – organismos vivos que favorecem a proliferação de boas bactérias para o intestino. É preciso evitar os seguintes alimentos:

- Vinho e cerveja, por serem bebidas fermentadas com a ação de fungos. Enquanto existir o problema, devem ficar de fora do cardápio todos os alimentos provenientes desses seres;

- Frutas, devido à frutose;

- Refrigerantes e sucos de fruta industrializados, já que geralmente contêm adoçantes e produtos artificiais, além de ácido cítrico – que é produto de um fungo;

- Carboidratos refinados, como arroz, biscoito, macarrão e pão branco, que viram açúcar rapidamente no organismo.

Além disso, alguns comportamentos como estresse, comer sem mastigar os alimentos até triturá-los, ou comer e beber ao mesmo tempo, também são favoráveis ao surgimento da candidíase. Até mesmo o hormônio sintético presente em alguns anticoncepcionais pode impulsionar o problema. Manter uma alimentação correta é o primeiro passo para evitar não somente essa infecção, mas inúmeras outras doenças e manter uma saúde equilibrada. E procure sempre um profissional de nutrição para ver a dieta mais indicada para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário