quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Alimentos saudáveis para curtir o verão


Neste calor, não podemos descuidar da alimentação, fonte essencial para mantermos a mente e o corpo saudáveis. Uma boa dica é deixar os tentadores petiscos de lado e optar pela combinação de sucos e saladas funcionais, que evitam o mal-estar após as refeições em dias muito quentes, corrigem certas necessidades orgânicas de quem não tem tempo de se alimentar com calma e ainda repõem a perda de água e de sais minerais.

Mesmo que você opte pelo mix saudável, é bom prestar atenção em algumas dicas, a fim de que seu corpo possa aproveitar ao máximo os nutrientes oferecidos. Por exemplo, no caso dos sucos, o aconselhável é ingerir o líquido logo após seu preparo e evitar coá-lo. Além disso, no lugar do açúcar a pessoa pode optar pela utilização de um adoçante natural como a stévia ou mesmo o mel em pequena quantidade.

Já no caso das saladas, é preciso evitar alguns alimentos tradicionalmente utilizados. É o caso das passas, nozes e dos molhos gordurosos à base de maionese, queijo ou iogurte. Também é indispensável tomar cuidado com alimentos que, apesar de saudáveis, comprometem as saladas se misturados ou adicionados em excesso, como o grão de bico e o feijão.

O melhor é que as saladas e os sucos ainda são uma combinação perfeita para a pele (salada de amaranto com legumes e suco de morango com uva); para a celulite (salada de quinua com tomate cereja e manjericão e suco de abacaxi com hortelã e lima da pérsia); para o sono (salada de lentilha temperada com legumes e suco de maçã com alface e aipo) e para o bronzeado (salada de arroz negro com cenoura, milho e alho-poró e suco de couve com laranja, cenoura e mamão). Com isso, podemos conciliar saúde, estética e sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário