quinta-feira, 13 de maio de 2010

MATÉRIA NO BOM DIA BRASIL

Bactérias do intestino podem ser responsáveis pela obesidade
A busca pelo equilíbrio no intestino começa na gestação. Se a mãe engorda muito na gravidez, a criança herda as bactérias ligadas à obesidade.

Os cientistas anunciaram uma novidade sobre a obesidade.

A calça agora fica folgada e a nutricionista Ana Letícia Bentes comemora a redução dos centímetros e dos quilos. Ela segue uma dieta rica em fibras, come de três em três horas e toma suplementos naturais. O resultado, ela diz, é o fim do efeito sanfona.

“Quando tinha força de vontade, quero emagrecer, estava no meu limite, perdia logo uns cinco quilos e ficava dois, três meses bem. Depois largava de mão e voltava a engordar de novo. Para mim o mais importante hoje é o bem estar físico, emocional, psicológico. O emagrecimento vem como uma consequência disso. Acho que fica um bem estar geral”, lembra Ana Letícia Bentes.

A obesidade é considerada uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde. No Brasil, há 17 milhões de obesos, quase 10% da população. O novo tratamento que ajuda a perder peso , com saúde, reduz a quantidade de bactérias no intestino, que , segundo estudos recentes , atrapalham o emagrecimento, mesmo quando a pessoa faz exercícios físicos e evita os alimentos que engordam.

“Quando uma pessoa magra e uma pessoa gorda ou com excesso de peso consome a mesma refeição, por exemplo, um sanduíche, aquela mais gorda tem mais capacidade de reter as calorias daquele mesmo sanduíche. Isso porque as bactérias que são ruins e que estão no intestino também têm a capacidade de fazer acumular mais gordura, então as pessoas tem mais facilidade de acumular peso por esses dois motivos”, explica a nutricionista Patrícia Davidson.

A busca pelo equilíbrio no intestino começa na gestação. Se a mãe engorda muito na gravidez, a criança herda as bactérias ligadas à obesidade. A luta continua ao longo da vida. O número dessas bactérias cresce bastante com consumo excessivo de bebidas alcoólicas, gorduras e carboidratos.

O tratamento inclui a reeducação alimentar, associada ao consumo de bactérias conhecidas como probióticos, que equilibram a flora intestinal. Além das fibras encontradas principalmente na cebola, no alho e na farinha de banana verde, que pode ser usada em várias receitas.

Adriana não conseguia perder os pneuzinhos na barriga, depois de duas gestações. Em dois meses, emagreceu quase cinco quilos. Ganhou novos hábitos para o resto da vida e muito mais: "Melhorou a pele, melhoraram as celulites da perna, melhorou a constipação intestinal. Tudo melhorou, outra vida, agora com vida saudável”.

6 comentários:

  1. Onde encontramos probióticos bons para venda?

    ResponderExcluir
  2. Olá Patricia fiquei muito interessada em saber mais sobre o tratamento para essas bactérias no intestino, estou passando por um processo de reeducação alimentar e venho ingerindo muita fibra.Vi que nessa reportagem foi falado sobre suplemento alimentar natural, o óleo de cártamo seria um? Obrigada Lívea( ribeirolivea@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Encontramos, sim, bons probióticos comerciais à venda. Mas é de extrema importância que antes de seu consumo seja feita uma avaliação por um profissional. Isso porque cada tipo de bactéria funciona mais para um determinado problema, a dose pode ter que ser aumentada para algum caso, etc. Então, apesar dos estudos mostrarem ser um produto bastante seguro, não recomendo a compra sem indicação.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lívea!

    O óleo de cártamo é mesmo um produto de origem natural. Extraído de uma semente que é "parente" do girassol, tem alto teor de ácido polinsaturado e já há estudos mostrando seu benefício na perda de peso e redução de gordura, entre outras vantagens.
    Mas quando falamos de suplementos, precisamos ter em mente que o óleo de cártamo é apenas uma " ajuda" a mais para arrumar um pouco "a casa". E que em todo o processo de emagrecimento, a reeducação alimentar vai ser algo importantíssimo, isto é, você está no caminho certo e este vai ser o grande trunfo na sua manutenção do peso.
    Procure um profissional nutricionista funcional que avalie seu caso e veja o que pode melhorar ainda mais sua alimentação!

    ResponderExcluir
  5. oi Patricia vi a materia no bom dia brasil e gostaria de saber a receita para preparar a farinha de banana verde em casa não esquecendo do tempo e temperatura do forno obrigada bj marilu

    ResponderExcluir
  6. oi Patricia estou aguardando a receita de como preparar a farinha de banana verde grata

    ResponderExcluir