segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Saiba o que uma pessoa diabética pode consumir





O diabético que chamamos de compensado, isto é, que está sendo acompanhado por um médico e mantém a taxa de glicose controlada, pode ter uma alimentação normal. Porém, as refeições devem ser coloridas, saudáveis e variadas. Na verdade, moderação é a palavra de ordem para quem sofre com esse problema:

- O consumo de legumes, principalmente cru, é muito bem- vindo, pelo conteúdo de nutrientes e fibras.

- Batatas (inglesa, doce, baroa, etc.) não devem ser consumidas junto com arroz ou macarrão, por exemplo. Essa combinação aumenta muito o conteúdo de carboidratos da refeição.

Se for optar pelas batatas fique com a ordem de: batata baroa, doce e por último a inglesa, que tem menos nutrientes e fibras do que as outras.

- Outro ponto importante são as frutas. O diabético, de preferência, deve consumi-las sempre com a casca ou com o bagaço, porque o alimento possui frutose (seu açúcar natural).

Podem ser incluídas com as frutas:

1- A farinha de casca de maracujá - A casca possui uma substância chamada pectina, que atua na diminuição da glicose.

2- Farinha de banana verde – Outra aliada para a manutenção dos níveis de glicose. Isso porque ela é rica em fibras e em amido resistente, um tipo de amido que não é digerido pelo intestino delgado e que, ao chegar ao intestino grosso, é processado pelas bactérias da flora intestinal, resultando em substâncias benéficas para o organismo. Faça uma mistura dessas farinhas e coloque em sucos, frutas, enriqueça bolos etc.

Por fim, é importante ressaltar que não é indicada a ingestão de duas frutas de uma só vez. É interessante consumir o alimento com uma oleaginosa, como as castanhas, porque limita o aumento da glicose.

3 comentários:

  1. Oi Patricia:
    Ótima essa matéria. Parabéns. Não consegui ler as outras que estão nas revistas. Quem sabe você não poderia fazer um resumo desses assuntos, ao invés de incluir a revista? Fica a sugestão e votos de muito, mas muito sucesso, porque você é uma profissional de alto nível. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Patricia:
    Deixei uma mensagem antes e não a estou vendo agora. Passei aqui de novo para pedir que você fale, se achar pertinente, da dieta Master Cleanse, adotada pela Demi Moore. Achei uma loucura, mas estou curiosa em saber sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Aurora

    Muito obrigada pelos comentários!

    Obrigada também pelas dicas, vamos tentar sempre colocar um resumo das matérias.

    Beijos

    ResponderExcluir