segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Adoçantes: problema ou solução?

Muito recomendados para aqueles que não podem ingerir açúcar, como diabéticos, hipoglicêmicos ou pessoas com triglicérides elevados, os adoçantes artificiais são substâncias de valor energético mais baixo ou inexistente, e que proporcionam um gosto doce aos alimentos. Mas, há tempos ele deixou de ser consumido somente nesses casos, e virou parte do cardápio de muitas pessoas.

É comum encontrarmos refrigerantes, balas, doces, biscoitos e diversos outros produtos, tidos como engordativos, em versões diet. Isso, de certa forma, elimina um pouco da culpa de comer guloseimas, mas não devemos nos enganar: o consumo excessivo de adoçantes artificiais pode trazer consequências para a saúde.

Em grande quantidade, essas substâncias podem ser tóxicas, já que os produtos adoçados artificialmente, em geral, também contêm conservantes, corantes e vários outros aditivos que geram alergias alimentares e até mesmo obesidade, uma vez que o excesso de toxinas favorece o acúmulo de gorduras. Eles também atrapalham na identificação da sensação de saciedade alimentar, ou seja, quem estiver de dieta e ingerir adoçantes pode acabar sofrendo o efeito contrário e comer ainda mais, pois a substância não elimina a vontade de ingerir açúcar.
Alguns estudos também indicam que certos adoçantes são nocivos mesmo em quantidades recomendadas pelos órgãos de saúde. Um bom exemplo é o aspartame ou aspartamo, um dos mais consumidos no mundo e o mais utilizado em bebidas dietéticas. Se ingerido em excesso, pode trazer problemas graves como alergias, hipotireoidismo, enfraquecimento do sistema imunológico e distúrbios na memória e na concentração. Além disso, gestantes não devem consumi-lo de forma alguma, pois pode atrapalhar o desenvolvimento cognitivo do bebê.

Há ainda um outro fator importante. Assim como o sal, os adoçantes viciam o paladar. É comum vermos pessoas que começaram a se alimentar com produtos diet e não conseguem mais consumir os normais. Se precisar mesmo usar os adoçantes, uma boa dica é alternar as diferentes marcas, evitando, assim, o acúmulo de uma única substância no corpo. O ideal é que seja feita uma espécie de rodízio de três em três meses, além de se tentar diminuir ao máximo o consumo dos produtos light e diet. Com moderação não há riscos, o problema vem com o excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário