sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dieta equilibrada ajuda a combater o estresse


Basta uma saidinha às ruas para notar que as pessoas estão cada vez mais estressadas, e a correria constante e os perigos das grandes cidades são sempre apontados como os grandes vilões dessa história. Mas o que muita gente não sabe é que os principais sintomas do estresse podem ser influenciados, para o bem ou para o mal, pelos nossos hábitos alimentares. O bom funcionamento do intestino, por exemplo, está diretamente relacionado com a capacidade do paciente de relaxar. Afinal, é nesse órgão que ocorre a maior parte da síntese da serotonina - hormônio responsável, entre outras coisas, pela melhora do sono.

Contra o estresse, os alimentos com alto teor de colesterol e gorduras saturadas são os menos indicados. Sua ingestão desequilibra a flora intestinal, gerando constipação, um sintoma característico do estresse crônico. O consumo de frutas, legumes e verduras orgânicas tem o efeito contrário. Já dietas ricas em açúcar, carnes vermelhas e sal aumentam a pressão sanguínea, exaurindo as glândulas responsáveis por nos ajudar a lidar com situações estressantes. Alimentos estimulantes, como o café e o chocolate, também não devem ser escolhidos, pois suas fórmulas ricas em cafeína provocam a liberação de adrenalina, alterando o metabolismo.

É importante ressaltar ainda que os aparentes benefícios do álcool no relaxamento são falsos. Além de gerar acúmulo de gordura no coração, essas bebidas diminuem a capacidade do fígado de lidar com as toxinas do organismo, causando, entre outras coisas, o enfraquecimento do sistema imunológico. Optar por alimentos funcionais é a melhor opção. Além de suas funções nutricionais básicas, eles beneficiam à nossa saúde física e mental.

Aipo, gengibre e os grãos integrais são os nossos maiores aliados na luta contra o estresse. Seus benefícios incluem melhorar a absorção de nutrientes pelo corpo, reduzir a liberação de hormônios que aumentam a ansiedade e aumentar a capacidade de concentração. O importante é não esperar o aparecimento dos sintomas para repensar a sua dieta e melhorar sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário