segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Conservação de alimentos em embalagens plásticas


Hoje vou aproveitar para responder aqui no blog uma pergunta muito comum no consultório, e que o nosso leitor Marcus Macedo deixou registrada em nossos comentários. A pergunta é: as embalagens de plástico (tupperware) são saudáveis para a conservação dos alimentos?

A resposta é não, os potes de plástico não devem ser usados de forma nenhuma para conservar os alimentos. O plástico é um elemento formado por diversas substâncias químicas que podem fazer muito mal à saúde. Hoje já temos acesso a trabalhos científicos que mostram que estas substâncias plastificantes provocam alterações hormonais tais como alterações na tireóide, na fertilidade e nos hormônios femininos. O grande problema é que, quando em contato com os alimentos, essas substâncias migram para eles, e acabamos por ingeri-las.

Confira algumas dicas úteis para melhor conservar os alimentos:

- Jamais aqueça nada em potes plásticos, pois a liberação tóxica é maior quando o plástico é aquecido.

- Não cubra os alimentos com filme plástico, a menos que este não toque o alimento diretamente. Se possível, substitua o filme plástico por papel manteiga.

- Evite comprar produtos embalados em bandejas plásticas, como frios e laticínios já cortados.

- Substitua gradativamente todos os potes plásticos que tiver em casa por potes de vidro temperado (mesmo que com tampa plástica), eles são mais adequados para conservar por tempo prolongado os alimentos. Se, no entanto, você não tem como trocar imediatamente os potes de casa, utilize-os para conservação rápida apenas, como, por exemplo, para transportar uma fruta ou guardar uma sobra de alimento que será logo consumido, minimizando, assim, os riscos.

Um comentário:

  1. Olá Patrícia,
    Existem alguns plásticos que realmente migram para o alimento.
    No entanto, as embalagens plásticas concebidas para armazenar alimentos, normalmente são feitas de polímeros de cadeia extensa e que de maneira alguma migram para o alimento. O fato de migrar ou não, depende também do tipo de alimento(líquido, ácido, etc) e da temperatura (como vc mencionou).
    Portanto, se a embalagem é feita do material certo, não há perigo de que vá parar plástico no alimento.
    Abraço,

    ResponderExcluir