sexta-feira, 12 de março de 2010

Os vilões da saúde


As mulheres são bombardeadas diariamente com dicas e regras de como se obter um corpo saudável e em forma. Contudo, essa quantidade de informação pode ser resumida em uma lista de nove alimentos que devem ser evitados, não apenas porque comprometem a perda de peso, como também porque são extremamente tóxicos ao organismo. Por isso, a minha sugestão é cortá-los do seu cardápio ou, ao menos, reduzir bastante o seu consumo. Para tornar a tarefa mais fácil basta fazer algumas simples substituições.

1.Refrigerantes

Imagine um copo recheado de seis ou sete colheres de sopa de açúcar. Teria coragem de bebê-lo? Se você tem o hábito de consumir refrigerantes é exatamente isso que o seu corpo está recebendo. Além de pobre em nutrientes, essa enorme quantidade de glicose prejudica a absorção de compostos essenciais como magnésio, zinco e cromo e ainda enfraquece o sistema imunológico, diminuindo, dentre outras coisas, sua capacidade de combater o stress. Para piorar, os refrigerantes são compostos de aditivos químicos que intoxicam o organismo.

2.Carne Processada

Grandes inimigos da saúde cardiovascular, os chamados embutidos possuem uma enorme quantidade de gordura saturada, sal, conservantes e corantes. Além disso, quando absorvidos, produzem substâncias cancerígenas chamadas nitrosaminas.

3.Pães e massas de farinha branca

Se, por um lado, elevam rapidamente o nível de glicose, por outro, induzem a hipoglicemia após um curto intervalo. Para piorar, são pobres em fibras e nutrientes. Faça uma escolha inteligente e consuma alimentos integrais.

4.Alimentos com pesticidas

Os resíduos dos agrotóxicos se acumulam no organismo durante toda vida. As conseqüências a longo prazo ainda não são muito conhecidas, porém estudos revelam danos ao sistema reprodutivo. Por isso, alimentos orgânicos são os mais recomendados.

5.Pratos ricos em gorduras ruins(saturadas e trans)

Além de aumentar o nível de colesterol ruim no corpo (LDL), esse tipo de alimento também diminui a concentração do bom, chamado de HDL. O resultado são artérias entupidas e maior possibilidade de enfartes e derrames.

6.Comida Fast-food

Geralmente seus combinados são ricos em todos os tipos de gordura, inclusive a trans. As conseqüências são as mesmas vistas acima.

7.Açúcar

No processo de transformação da cana em açúcar, todos os nutrientes da planta são perdidos. Assim, o produto que consumimos diariamente é rapidamente digerido, elevando o nível de glicose e o acumulo de gordura nas células.

8.Chocolate

O grande problema do chocolate é sua enorme quantidade de açúcar e gorduras saturadas. Se você não consegue viver sem um pedacinho, as opções com no mínimo 60% de cacau são as melhores, pois ele é um agente antioxidante.

9.Sal

A dose diária recomendada de sal é de 6g, o consumo acima dessa quantidade pode gerar hipertensão e retenção hídrica. O brasileiro ingere em média 12g ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário