terça-feira, 16 de agosto de 2011
Doces: Nem sempre um mal necessário. Eles podem fazer bem para sua saúde!
Os fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais e extraídos diretamente delas, ou seja, eles são obtidos de modo natural e não são sintetizados em laboratório. Para elaboração destes medicamentos, é usado o extrato destas plantas ou mesmo do pó obtido com a trituração das plantas desidratadas.
Conheça alguns fitoterápicos e seus benefícios:
. Pholia Negra: Contribui para perda de peso, pois aumenta a saciedade e faz com que o estômago se esvazie mais lentamente. Além disso, altera o metabolismo de ácidos graxos e de glicose, diminuindo a formação de gordura visceral (causadora de doenças como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares), e ainda possui efeito diurético.
. Citrus Aurantim: Retirado da laranja amarga, possui substâncias como sinefrina e outros alcalóides, que são agentes adrenérgicos que estimulam a lipólise (queima de gordura) e aumentam o metabolismo basal através do estímulo da termogênese (transformação de gorduras em energia).
. Chlorella: É uma alga de água doce, rica em proteínas, clorofila, vitaminas e minerais. Ao entrar em contato com o suco gástrico, se expande como uma esponja. Também tem em sua composição o triptofano, que faz com que a pessoa se sinta satisfeita bem antes de encher totalmente o estômago.
. Canela: É ideal para ajudar na melhora do que chamamos de resistência a insulina, onde essa não consegue trabalhar de maneira correta e o controle glicêmico e o emagrecimento ficam bastante prejudicados. Além disso, a canela diminui o tempo de esvaziamento gástrico, bem como da glicemia, após ingestão de uma refeição.
. Hibiscus: Rico em cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A e C, o hibisco contém fitoquímicos, altos teores de antocianinas, ácido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares. O mais comum é que o hibiscus seja utilizado em forma de chá, que estimula o metabolismo, tem ação digestiva e diurética. A ação diurética do hibisco ajuda, inclusive, a normalizar a pressão.
terça-feira, 19 de julho de 2011
Abacate, o amigo da saúde
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Dieta sem Glúten
sexta-feira, 15 de julho de 2011
O inverno como um aliado para sua dieta
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Banana faz bem
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Diminunindo os gastos das compras
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Na churrascaria: Alerta para os alimentos amarelos
Farofa, batata frita, pastel de catupiry, banana à milanesa, aipim frito e polenta são os principais acompanhamentos que chegam à mesa quando a refeição acontece numa churrascaria. A dica é passar longe desses alimentos amarelos!
Ricos em gorduras e carboidratos, se ingeridos em excesso, fazem mal à saúde, podendo ocasionar pressão alta, problemas cardiovasculares, ganho de peso, retenção de líquidos, entres outros. Por isso, numa churrascaria, deve-se priorizar as saladas para acompanhar as carnes.
Confira as calorias dos principais acompanhamentos servidos em churrascarias:
1 porção de farofa (100 g) – 473 Kcal
1 porção de batata frita (100 g) – 548 Kcal
1 porção de pastel de catupiry – 412 Kcal
2 bananas à milanesa – 502 Kcal
1 porção de aipim frito (100 g) – 704 Kcal
1 polenta pequena (50 g) – 212 Kcal
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Acreditem se quiser: a lasanha é o prato preferido dos brasileiros!
terça-feira, 21 de junho de 2011
Pholia Negra: você conhece?!
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Pele bem nutrida
terça-feira, 7 de junho de 2011
Olheiras e alimentação. O que tem a ver?
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Alimentos que pioram a TPM
Você sabia que alguns alimentos são provocadores de algumas dores que sentimos? Isso mesmo! Os alimentos têm uma relação com a aparição de algumas dores/doenças, como enxaqueca, inchaço, problemas com peso, pele e cabelo quebrados, TPM, entre outros.
Conheçam alguns deles que pioram a TPM e saiba por que:
Chocolate: É o campeão dos alimentos mais procurado na fase da TPM pela maioria das mulheres, principalmente se estão em níveis de estresse elevado. Isso acontece porque o cacau ajuda a aumentar a liberação de seretonina, melhorando o bem estar e o prazer nesse momento tão crítico das mulheres. Mas, por outro lado, a maioria dos chocolates é composta por concetrado teor de açúcar e gordura trans, que, neste caso, só agravam ainda mais os sintomas, aumentando a ansiedade, a busca por mais doces e chocolate, fazendo um ciclo vicioso. O interessante nessa situação é optar por chocolates com alto teor de cacau (70 %), se possível sem lactose e sem açúcar, podendo assim amenizar os sintomas indesejáveis.
Embutidos: São ricos em conservantes, corantes, aditivos químicos, sal, gorduras trans (gordura hidrogenada), e pobres em nutrientes. Ou seja, são considerados uma verdadeira “bomba” para as pessoas que têm TPM, pois contêm um coquetel de substâncias inflamatórias e neurotóxicas, que podem estar associadas aos sintomas, como ganho de peso, retenção de líquidos, inchaço, dores na mama, irritabilidade, tensão, dores de cabeça , enxaqueca, urticária, alergias, entre outros sintomas, que são relacionados ao glutamato monossódico e aos aditivos presentes.
Alimentos ricos em gordura ruim: Alimentos como manteiga, margarina, gordura animal (carnes bovina, suína e ovinos), frituras, gordura trans (biscoitos, sorvetes e alimentos industrializados), embutidos e laticíneos são ricos em gordura mais inflamatória, aumentando substâncias mediadoras, que inflamam o organismo, provocando cólicas, dores de cabeça, seios doloridos, além do inchaço e retenção de líquidos para conter mais sódio também. Além disso, a gordura ruim pode ainda estimular o aumento da produção de estrogênio e propiciar o aparecimento da acne.
Cafeína: Presente no cafezinho, chá mate, ice tea, guaraná natural e refrigerantes, são potentes estimulantes do sistema nervoso, aumentando o hormônio do estresse e diminuindo a produção de serotonina no cérebro, com consequente aumento da tensão, irritabilidade, estresse, dores de cabeça, ansiedade e compulsão por doce.
Álcool: Também pode causar hipoglicemia, tendo o organismo a necessidade de mais açúcar para compensar a queda dos níveis no sangue e cérebro, além de aumentar a eliminação de nutrientes importantes para o equilíbrio orgânico e metabólico, como cálcio, magnésio e vitamina do complexo B, que, na deficiência, provoca também hipoglicemia e todos os sintomas já citados acima.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Programa Healthy Detox
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Em busca de energia
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Saiba fazer as escolhas certas em restaurantes para não engordar
Para acessar a matéria, confira o link: http://www.g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/05/saiba-fazer-escolhas-certas-em-restaurantes-para-nao-engordar.html
sexta-feira, 13 de maio de 2011
É mais difícil fazer dieta no frio? Nem tanto...
Com o friozinho chegando, a maioria das pessoas já começa a se preocupar com a balança. É comum ficar com mais vontade de comer, principalmente alimentos calóricos, como fondues e brigadeiros de panela. Por isso, confira 5 dicas valiosas para não ganhar aqueles quilinhos a mais nessa época.
1 - O grande coringa da alimentação nos dias de frio é abusar das sopas e caldos à base de legumes, que, além de aquecer, são preparações menos calóricas. Mas lembre de deixar o queijo e as torradinhas de lado e invista nas folhas verdes como acompanhamento.
2 - Troque o chocolate quente pelo chá. O chá verde, por exemplo, é uma ótima opção para ter na geladeira - faça uma porção para parte da manhã e outra para tarde - para que as propriedades não sofram tantas perdas e então esquente quando for consumir.
3 - Não esqueça de consumir frutas, principalmente as cítricas, como laranja, limão, goiaba e acerola, pois são ricas em vitaminas e minerais, que aumentam as defesas do organismo e evitam doenças, principalmente gripes e resfriados.
4 - Beba água! Não esqueça a hidratação. Embora a transpiração diminua no frio, nossas necessidades hídricas continuam sendo as mesmas – 1,5 litro de água por dia.
5 - A prática de exercício físico não deve ser esquecida, pois é de grande importância para a manutenção do peso. Procure fazer atividades físicas indoor ao invés de caminhadas e atividades externas, pois o frio pode ser um desmotivador.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
sexta-feira, 29 de abril de 2011
O óleo de abacate é um ótimo aliado para a saúde
Para quem não sabe, o óleo de abacate promove diversos benefícios para a saúde, como fortalece o sistema imunológico, auxilia na perda de peso, no combate à diabetes e na redução do colesterol, melhora dermatites e evita o envelhecimento precoce. Ele é considerado um azeite medicinal!
Conheça um pouco mais sobre os benefícios:
. É rico em várias substâncias medicinais, como lecitinas e fitoesterois (beta-sitosterol especialmente), usado no tratamento de próstata (câncer) e doenças cardiovasculares, além de possuir propriedades imunológicas;
. Suas gorduras monoinsaturadas são importantes na redução do “colesterol ruim” (LDL), aumento do “colesterol bom” ( HDL), assim como na redução da glicemia;
. Possui altíssimo teor de vitamina A e E, que é um poderoso antioxidante, o qual inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento e auxiliando na hidratação da pele;
. Contém ainda luteína, uma substância da família do beta caroteno que tem ação especial nos olhos, prevenindo a catarata e a degeneração macular;
Compra: Na hora de comprar é necessário que o óleo possua uma coloração verde escura, um aroma característico forte e um sabor intenso. Sua acidez deve ser inferior a 1%.
Consumo: Deve ser usado na proporção de 1 colher de café do óleo puro, acrescentado nas saladas como um azeite.
Emagrecedor: O óleo de abacate é indicado para perda de peso, devido aos benefícios do b-sitosterol, que, quando ingerido com a refeição, se associa às gorduras saturadas nos outros alimentos, bloqueando a absorção deles pelo corpo. Ou seja, além de reduzir diretamente a presença das gorduras ruins no sangue, ajuda na perda de peso.
Sugestão de cardápio:
Ingredientes
2 abacates
Modo de fazer
1. Lave bem as frutas e retire as polpas (que podem ser usadas em sucos e receitas diversas);
2. Corte as cascas em tiras finas e distribua numa forma. Leve ao forno médio e deixe secar;
3. Após esfriar, bata no liquidificador até virar farinha. Peneire e guarde.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Aproveite a páscoa com moderação
Chocolate ao leite, branco, amargo, meio amargo, crocante... São tantas opções para a Páscoa que fica difícil saber qual escolher. Quem acha que chocolate só traz celulites e gordurinhas extras está enganado!
Esse alimento, que é tão desejado, também oferece benefícios para a saúde, como melhora do humor, combate à depressão e ansiedade, evita o ressecamento de pele e cabelos, além de ser altamente energético.
. 1ª opção - Optar pelo chocolate amargo, que contém cerca de 50% a 85% de cacau, pouco açúcar e 250 a 450 mg de antioxidantes;
. Última opção - O chocolate branco não possui cacau nem substâncias antioxidantes - por isso, ele nem é considerado chocolate por alguns especialistas;
. Excesso - Pode causar indigestão, devido ao alto teor de gorduras. Além disso, o chocolate contém gorduras saturada e hidrogenada, o que prejudica o coração e pode levar ao aumento da celulite e da acne;
. Alergias: Alguns indivíduos podem ter enxaqueca por sensibilidade ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate. Outros podem ter sensibilidade a componentes do chocolate, como leite e glúten;
. Atenção ao chocolate diet - Ele é indicado, especialmente, para pacientes diabéticos, que têm restrição ao consumo de açúcar. Não é recomendado para pacientes que desejam perder peso, visto que o açúcar é substituído por gordura, aumentando seu valor calórico.
Feliz páscoa para todos!
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Páscoa sem culpa
terça-feira, 12 de abril de 2011
Alimentos certos na hora certa
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Descubra o que seu filho pode levar na lancheira
Mais informações, acesse o site www.patriciadavidson.com.br
quinta-feira, 31 de março de 2011
Programa Healthy Detox
segunda-feira, 28 de março de 2011
Saiba como sua alimentação influencia no cabelo
Conheça algumas vitaminas:
Vitamina B2 - Importante nos processos de crescimento, reprodução de células e cicatrização, favorecendo os cabelos. É encontrada em cereais (arroz integral, aveia, trigo), ovos, semente de girassol, ervilhas, repolho e agrião.
Vitamina A - Importante para um desenvolvimento normal, crescimento e manutenção saudável das células do couro cabeludo estando em níveis equilibrados no organismo. É encontrada na cenoura, mamão, abóbora e acelga.
B7 (biotina) - Há indícios que a falta dessa vitamina, que faz parte do complexo B, altera o ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a duração da fase da queda natural dos fios. Estão presentes no gérmen de trigo, levedo de cerveja, nozes, laranja e melão.
Aminoácidos - São de extrema importância para saúde capilar, isso porque são constituintes de queratina, a proteína que dá estrutura ao cabelo. São encontrados nas carnes, peixes, ovos, laticíneos, feijões, ervilha.
Cálcio - Os estudos mostram que a deficiência de cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço. São encontrados no agrião, salsa, beterraba, brócolis, couve, laranja e milho.
Ácidos graxos essenciais ( w3 e w6) - A carência dessa vitamina causa uma desorganização no processo de queratinização do couro cabeludo, estimulando o aparecimento da caspa. Estes estão presentes em óleos vegetais (amendoim, linhaça, girassol), amêndoas e abacate.
quarta-feira, 23 de março de 2011
Mitos e Verdades sobre a Dieta Detox
segunda-feira, 14 de março de 2011
Dieta exige disciplina do apetite e do bolso
Exagerou nos drinques durante o Carnaval? Confira algumas dicas para amenizar os excessos:
. O ideal é dar preferência aos sucos de frutas não ácidas, que repõem a glicose do organismo, como melão, kiwi, maçã, pêra e morango;
. Evite sucos que podem prejudicar ainda mais o estômago que já está sensível e irritado pelo excesso de álcool, como os de laranja, limão, abacaxi;
. Para cuidar do fígado, abuse de chás de hortelã, erva doce e boldo;
. Consuma sucos verdes com folhas de couve, salsinha, hortelã ou sálvia, batidos com uma fruta durante o dia;
. E para acabar com náuseas e vômito, vale mastigar um pedacinho de gengibre ou casquinhas de limão ou laranja.
Agora que a folia acabou, é hora de re-equilibrar o organismo! Por isso, invista em uma alimentação saudável, abolindo as bebidas alcoólicas e os petiscos gordurosos ingeridos durante o período do Carnaval.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Healthy Detox
O Programa Nutricional Healthy Detox lançado pela nossa clínica em dezembro de 2010 já é um sucesso!
Teve uma ótima aceitação por parte dos pacientes e em muitos já podemos ver os efeitos positivos do tratamento.
Nos expomos a diversos tipos de toxinas diariamente e nem sabemos de onde elas vem nem seus efeitos devastadores para o organismo. Melhore sua qualidade de vida, saúde e peso.
Se você se interessou, entre em contato conosco através do telefone (21) 2511-1453 e marque sua avaliação.
Saiba mais em: www.patriciadavidson.com.br
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Micro-organismos para uma gravidez saudável
Proteção que vem da água
Desincha, relaxa, embeleza
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Alimentos que parecem bons, mas são 'bombas'
Na matéria publicada no jornal O Dia, ensinei como escolher os alimentos e como evitar as "armadilhas" que podemos encontrar em rótulos. Ficar atento na tabela nutricional é uma das dicas que você confere clicando na imagem abaixo.
Cura à la carte
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Corpo em Equilíbrio
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Sou celíaco. Posso comer em sua casa?
Você por acaso já recebeu um criança celíaca em sua casa? O celíaco é aquele indivíduo que tem uma condição inflamatória genética no intestino delgado, que é desencadeada sempre que ele ingere glúten.
A questão é que, na hora de receber uma criança celíaca em casa, muita gente fica cheia de dúvidas sobre o que servir e como agir. Por isso, a Associação de Celíacos do Brasil - Seção Rio de Janeiro montou uma cartilha muito interessante e cheia de dicas valiosas, que precisam ser divulgadas, como forma de evitar que muitas crianças passem mal e, até mesmo, que a doença possa evoluir para formas mais severas, que podem chegar a osteoporose, convulsões, deficiências de absorção de nutrientes, linformas e adenocarcinoma, que são tipos de câncer que podem se desenvolver no intestino.
Alguns cuidados simples com as crianças celíacas são:
- Verificar sempre a embalagem dos produtos industrializados antes de servi-los. Se não houver um selo de “não contém glúten”, buscar a presença da substância na lista de ingredientes. Não existe quantidade mínima de ingestão de glúten para os celíacos, de modo que qualquer absorção pelo organismo, por mais que pareça ínfima, pode desencadear a doença.
- Cozinhar sempre em recipientes bem limpos e nunca utilizar talheres que já foram usados para o preparo de outros alimentos quando for preparar os sem glúten.
- Ter muito cuidado com temperos industrializados, pois muitos contém glúten, buscando sempre substâncias naturais, como alho, cebola e cheiro verde como substitutos.
- Quando for usar o forno, assar primeiro o prato sem glúten e, só então, passar para os com glúten. Nunca se deve assar ou fritar os dois juntos, como forma de evitar contaminação.
- Não utilizar os mesmos utensílios para untar ou mexer alimentos com e sem glúten. É preciso ter cuidado, por exemplo, quando passar margarina em um pão com glúten para não utilizar o mesmo talher para os em glúten.
- Ter cuidado para não assar pães ou massas com glúten na mesma grelha ou forma das carnes e outros alimentos e nem serví-los no mesmo prato ou recipiente.
Confira o conteúdo completo da cartilha acessando o site Rio Sem Glúten e ajude a divulgar essa ideia.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Salgadinho... Pode!!
Vocês sabiam que, em quantidade moderada, até os salgadinhos industrializados estão liberados? Mas o ideal é procurar aqueles menos calóricos e sem fritura.
Uma matéria da revista Women's Health deste mês indica boas opções e a nutricionista Gabriela Soares Maia, que atua na clínica Patrícia Davidson Haiat Nutrição Funcional, aproveitou a oportunidade para comentar um pouco dos benefícios e malefícios do consumo desses snacks.
Até a próxima!
Coma esta, não aquela
Confira clicando na imagem abaixo.
A vez das farinhas funcionais
A nutricionista Gabriela Maia, que trabalha na Clínica Patrícia Davidson Haiat Nutrição Funcional, deu algumas dicas e falou sobre a importância de consumir a farinha junto com frutas, para absorver ao máximo todos os nutrientes, uma vez que a farinha complementa as frutas. Confira abaixo a matéria da revista Muscle In Form.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Em ponto de ebulição
Na reportagem do jornal O Globo expliquei como a pimenta pode ser bem aproveitada, além de outras dicas sobre alimentação para que os dias de sol sejam agaradáveis, sem prejudicar a saúde. Confira clicando na imagem abaixo.
Bonde da lichia
Na reportagem da Revista O Globo, participei ressaltando a importância da lichia na prevenção de células cancerosas e a hidratação que ela proporciona ao corpo. Confira clicando na imagem abaixo.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
10 alimentos amigos do cabelo
Sabe aquela história de "você é o que você come"? Já está mais do que comprovado que nossa alimentação influencia em muito no funcionamento do organismo e na beleza da pele e dos cabelos. Por isso, a revista Boa Forma deste mês enumerou os 10 alimentos mais indicados para quem quer manter a beleza dos cabelos em dia.
Participei da reportagem indicando, em especial, o espinafre a aveia, além de descrever as excelentes propriedades desses alimentos, que auxiliam na regulagem da oleosidade e diminuem os níveis de queda capilar.
Clique na imagem para ampliar e confira essas super dicas!
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Operação limpeza
A revista Women's Health deste mês fez uma matéria que detalha todos os aspectos de uma das novas "queridinhas" da nutrição no mundo todo: a dieta de detoxificação. O programa é muito eficiente e tem feito sucesso porque, além de desintoxicar o organismo, promove melhorias na sua imunidade, aumenta o bom-humor e a disposição, e ainda elimina celulite.
Na entrevista que concedi à publicação, é possível entender como funciona a capacidade de "expulsar" toxinas do programa alimentar e aplicar alguns conceitos na alimentação do dia a dia. Confira clicando na imagem para aumentar!